25 de julho de 2007

Spoiler

O maior de todos os tempos, diga-se de passagem.
No dia dos namoradoes eu assisti Dom, o que me deu vontade ler Machado de Assis. Mas, eu tenho uma história com esse livro. Desde os 12 anos eu começo a ler e não passo das primeiras páginas. Seja por causa da linguagem, um pouco demais para minha pré-adolescência, ou porque sempre apareceram livros com maior prioridade, ou porque eu já havia criado o bloqueio com o livro. Eu decidi então, superar isso e descobrir se o bendito Bento era realmente corno (já que o o filme deixa no ar). Comecei a lê-lo. Denovo. E dessa vez não quis pular o texto de Regina Zilberman, "Um casal nosso conhedio", que vem antes do enredo. Primeira página ok, segunda ok, na terceira vejo umas linhas sublinhadas e vem aquela tentação de ir direto para o parágrafo. Transcrevo-o:

"Seriam de esperar, da parte das personagens, o happy ending e, da parte do escritor, a execução do romance modelar. Mas Machado de Assis guarda uma surpresa para o final: o casamento fracassa por que Bentinho supeita, e depois tem certeza, de que Capitu o traiu com Escobar, seu melhor amigo"

Ainda bem que Machado é bem melhor que isso, e eu já estou na página 75, capítulo XXXIX, A vocação. Mas agora alguém me explica como uma pessoa conta o final do livro na introdução?? INTERROGAÇÃO.

:)

Nenhum comentário: